segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Padre Antônio Vieira (1608-1697)




"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."

Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, no Reino de Portugal. Veio ao Brasil quando tinha ainda sete anos de idade. Além de missionário, era escritor. Alguns de seus principais textos são os seus famosos sermões, como o Sermão da Sexagésima e o Sermão de Santo Antônio. Além disso, escreveu diversas cartas e profecias que estão compiladas atualmente como livros. É conhecido também pelas características dos textos que produzia, como o grande uso de figuras de linguagem, o conflito entre o corpo e a alma, e o conceptismo de suas obras, que é o jogo de ideias que busca seguir um raciocínio lógico, para que consiga ensinar e convencer o leitor. Por conta dessas e outras características, é considerado como um dos principais nomes da literatura barroca.

Seus sermões são conhecidos pelas críticas ao despotismo dos colonos portugueses, à influência do Protestantismo na colônia, aos pregadores que não cumpriam com seu papel de evangelizar, e até à Inquisição. O padre foi duramente perseguido, principalmente por defender os índios, condenando as agressões que eles sofreram como resultado da colonização, embora ele defendesse a evangelização dos povos nativos, por acreditar que isso traria a salvação a essas pessoas.

Antônio Vieira foi condenado pela Inquisição, em 1667, a não poder mais exercer seu ofício de pregar, e a ficar recluso no Santo Ofício. Mais tarde, o padre foi libertado e enviado para Roma, onde foi convidado para ser professor. Ele recusou, pois desejava retornar ao Brasil. Sua condenação foi revista, e o Papa o declara isento. Assim, ele compilou seus sermões e foi ao Brasil. Em nossas terras, o padre voltou a pregar pelo sertão. Mas, por problemas de saúde, foi obrigado a renunciar o cargo. Morreu em Salvador, Bahia em 1697.

"Há pessoas semelhantes à vela que se consomem para alumiar o caminho alheio"


Referências:

Cartas do Padre Antônio Vieira; Disponível em https://www.bbm.usp.br/node/63

Personagens da Cidade - Padre Antônio Vieira; Disponível em http://www.patrimonioslz.com.br/pagina164.htm

Padre Antônio Vieira; Disponível em http://www.soliteratura.com.br/barroco/barroco06.php

Um comentário:

  1. Esse foi outro artor muito importante para literatura barroca. .. seu sermões foi muito importate para essa literatura

    ResponderExcluir